Cadastrando imóveis

Você está aqui:
Tempo de leitura: 5 min

É claro que todo corretor de imóveis se preocupa em gerenciar bem sua carteira, por isso a Praedium disponibiliza uma forma rápida, fácil e sobretudo completa para você cadastrar seus imóveis. Confira o passo a passo:

Fazendo login na Praedium

A primeira etapa é sem dúvida se logar no sistema da Praedium. Você certamente já criou sua senha, então acesse app.praedium.com.br do seu computador ou celular e faça seu login.

Tela inicial para fazer login para cadastrar imóveis na Praedium
Cadastrando Imóveis

Acessando o módulo imóveis

Assim que concluir seu login, do seu lado esquerdo você pode ver todos os módulos de funcionalidades listados. Ali você encontra o ‘módulo imóveis’. Dê um clique nele para abri-lo.

acessando módulo de imóveis
Cadastrando Imóveis

Adicionando imóveis

Com o módulo de imóveis aberto, você verá que toda sua lista de imóveis foi carregada, caso ainda não tenha uma, vamos a primeira etapa. Adicionar um imóvel no sistema.

adicionar imóveis
Cadastrando Imóveis

Quando você clicar em ‘adicionar imóvel’ a página seguinte que será carregada é bem intuitiva e pronta para você realizar o primeiro cadastro.

A Praedium, preocupada em facilitar o cadastro do corretor já disponibiliza automaticamente um código automático. Porém, se você deseja trabalhar de outra forma com a sua organização de imóveis, está disponível o código alternativo para você escolher.

código do imóvel
Cadastrando Imóveis

Logo após, vamos escolher qual a finalidade do imóvel que você vai cadastrar. Selecione a opção desejada:

Você vai perceber que quando escolher a finalidade do imóvel os campos de tipo de imóvel e categoria, vão desbloquear. Selecione a opção desejada em ambos.

Finalidade do Imóvel
Cadastrando Imóveis

Incluindo o endereço do imóvel

Nós trabalhamos de forma inteligente para facilitar a sua vida. Por isso, somente depois dos itens preenchidos acima, vamos liberar a etapa para cadastrar o endereço do imóvel.

A ideia é que você não precise ter o endereço completo ou o CEP para conseguir incluir o imóvel.

Basta escolher o Estado, depois a Cidade e escrever pelo menos 4 caracteres do endereço do imóvel. Nós nos prontificamos a te entregar todos os resultados completos para que possa escolher. Veja a imagem:

Como pode ver, entregamos os resultados encontrados de acordo com a base do Google e também com a base dos Correios, escolha um deles e prossiga.

Você pode ainda, incluir um ponto de referência ou substituir a localização. Nessa fase, o único preenchimento obrigatório é o número do imóvel, todo o restante já foi preenchido por nós. Inclusive o CEP.

Cadastrando os dados principais do imóvel e suas características

Nessa etapa você vai preencher de forma bem rápida os dados gerais do imóvel. Como por exemplo: Quantidade de dormitórios, garagem para quantos carros, salas, suítes e etc. Veja a imagem abaixo:

Se além dessas informações você quiser incluir mais algumas medidas do imóvel e assim deixar o seu cadastro mais completo. Basta clicar em ‘adicionar outras medidas e informações’ que você vai ver as seguintes opções:

Outras medidas e informações
Cadastrando Imóveis

Feito isso, clique no botão continuar e assim vai prosseguir para o cadastro das características do imóvel.

Para cadastrar as características basta clicar em cima da que corresponde ao imóvel cadastrado. É muito simples:

No sistema você verá uma lista mais completa do que essa da imagem, selecione de maneira rápida e clique no botão continuar, logo abaixo.

características do imóvel
Cadastrando Imóveis

Preenchendo as informações detalhadas

Rapidamente, você chegou ao meio do seu cadastro, isso significa que algumas informações importantes e/ou confidenciais precisam ser preenchidas para um controle mais adequado no futuro.

A primeira opção é de preencher os dados do dono do imóvel (seu cliente proprietário). Para isso, clique no botão ‘adicionar proprietário’

Adicionar proprietário
Cadastrando Imóveis

Em seguida, vai abrir para você uma tela dessa forma:

Nesse caso se você já cadastrou o proprietário como um contato no seu sistema, basta fazer a pesquisa dele. Caso contrário, clique no botão ‘criar novo’. Você pode cadastrar agora o seu cliente proprietário, veja a imagem abaixo:

Cadastrar novo proprietário
Cadastrando Imóveis

Preencha os dados correspondentes ao dono do imóvel e em seguida clique em ‘criar novo’. Feito isso, você acaba de incluir um proprietário ao imóvel que está cadastrando.

Informações do Proprietário
Cadastrando Imóveis

Depois que clicar em ‘criar novo‘ ele vai aparecer automaticamente dentro do cadastrado do imóvel. Veja:

Proprietário Incluído
Cadastrando Imóveis

A próxima informação a ser preenchida é sobre o ‘controle de chaves’ serve para registrar se você está em posse das chaves do imóvel e incluir qualquer informação confidencial a respeito. Veja a imagem:

Controle de Chaves
Cadastrando Imóveis

A seguir você encontra ‘informações detalhadas’. Nesse momento é pertinente preencher o status do imóvel, ou seja, novo, usado ou reformado. À partir da sua resposta outros campos como estágio das obras e ocupação do imóvel podem ser desbloqueados.

Informações detalhadas
Cadastrando Imóveis

Veja, que de forma opcional, você pode incluir o valor do IPTU e/ou o valor do condomínio, se for o caso.

Na sequencia você tem disponível para preencher as informações confidenciais. Ou seja, de acesso restrito. Entretanto, todas essas informações são opcionais, fica a seu critério a inclusão ou não.

Informações confidenciais
Cadastrando Imóveis

Preenchendo transações e valores

Na quarta etapa, é disponibilizado para que você preencha as transações disponíveis para o imóvel bem como os valores solicitados pelo proprietário.

Referente a transação, você escolhe se é para vender, alugar ou arrendar e seleciona.
Em seguida, de acordo com sua resposta anterior, preencha o valor da venda bem como as regras de financiamento de acordo com a sua região.

Transações e valores
Cadastrando Imóveis

Caso haja a facilidade de um financiamento direto ou com a construtura, será possível cadastrar mais informações sobre o mesmo. Como na imagem abaixo:

Mais informações sobre financiamento
Cadastrando Imóveis

É sabido que muitos proprietários aceitam permuta para a venda dos seus imóveis. Por esse motivo, você tem uma área dentro do cadastro para sinalizar essa opção. Caso ela exista, faça o preenchimento adequado para aumentar suas chances de receber mais contatos:

Permuta
Cadastrando Imóveis

Registrando captadores e corretor responsável do imóvel

Você trabalha com captadores externos? Os bonifica na venda de um imóvel? Em caso positivo, sugerimos que cadastre em cada imóvel também o captador responsável, ou fotografo contratado e etc, veja como:

Captadores
Cadastrando Imóveis

Ao clicar no botão ‘adicionar captador’ você tem a opção de preenchimento dessa forma:

Cadastrar Captador
Cadastrando Imóveis

Assim que incluir o nome do captador e/ou colaborador você seleciona qual a função aquela pessoa exerceu de fato para o registro no cadastro de imóvel, como a imagem abaixo:

Comissão Captador
Cadastrando Imóveis

Logo abaixo você pode selecionar o corretor responsável. Por padrão já virá selecionado o nome do usuário que está cadastrando o imóvel. Porém, em alguns casos, há um funcionário específico para fazer os cadastros. Dessa maneira, é possível atribuir à outros usuários do sistema a responsabilidade sobre a negociação o imóvel, veja:

Responsável pelo Imóvel
Cadastrando Imóveis

Para finalizar a quarta etapa de transações e valores, resta inserir apenas informações sobre a autorização de negociação do imóvel, é muito simples:

Ao concluir esse preenchimento, clique no botão ‘continuar’ para prosseguir.

Autorização de negociação
Cadastrando Imóveis

Divulgando seu imóvel

Chegamos então à última etapa, divulgação. Nesse momento sua primeira atividade será inserir as ‘fotos do imóvel’ e já escolher a foto que será a ‘capa do imóvel’.

Inserir as fotos do Imóvel
Cadastrando Imóveis

Quando você clicar nessa imagem, a pasta no seu computador ou celular vai abrir. E então, basta selecionar todas as imagens correspondentes ao imóvel que está sendo cadastrado.

Escolhendo as fotos para o imóvel
Cadastrando Imóveis

Quando todas forem selecionadas, elas irão ser carregadas para o sistema da Praedium e lá você pode incluir uma descrição individual para cada imagem bem como, selecionar a foto de capa do imóvel, dessa forma:

Uma praticidade para você é conseguir reordenar as fotos com bastante agilidade, basta clicar sobre uma delas e arrastar para a ordenação desejada. Observe:

Para incrementar o seu cadastro, sempre que necessário você pode incluir vídeos à partir do Youtube ou um Tour virtual que tenha feito. Basta copiar a URL no campo abaixo:

Adicionando vídeos e tour virtual
Adicionando vídeos e tour virtual

Ainda sobre a questão de divulgação, é possível registrar que tipo de propaganda foi feita no local do imóvel, como exemplo abaixo:

Propaganda no local
Propaganda no local

Por fim, defina como será a divulgação feita em seu site imobiliário e/ou portais imobiliários que tenha contratado.

Para concluir o cadastro do imóvel, basta clicar em finalizar!

Divulgando o imóvel
Divulgando o imóvel
Esse artigo foi útil?
Não