O que são os estágios do Lead

Entenda como classificar o seu contato, e quais são os estágios dele.

Atualizado há mais de uma semana

Muito se é falado sobre o Lead, mas afinal o que é um Lead?

Geração de leads é um termo de marketing usado para descrever o início do interesse ou questão de um possível cliente num determinado produto ou serviço de uma empresa.

Um Lead se torna uma oportunidade de negócio para a empresa. De forma mais concreta, Lead é alguém que forneceu suas informações de contato (nome, email, telefone, etc.) em troca de uma oferta de valor no seu site.

Existem os estágios do Lead:

  • Visitante

  • Lead

  • Lead Qualificado

  • Oportunidade

  • Cliente

Vamos falar um pouquinho sobre cada um deles.

1) Visitante

Ele é a pessoa que esta no topo do seu funil, como mostra na imagem, esta olhando o seu conteúdo, mas ainda não criou um interesse, está em fase de aprendizado e descoberta sobre o seu produto.

2)Lead

Ele deixa de ser um visitante e se torna um lead quando por exemplo no seu site, tem um material com um titulo chamativo para que ele faça download, e ele preenche nome e e-mail.

Essa pessoa mostrou que está em contato com seu negócio e alinhada com o assunto que sua organização trabalha.

3)Lead Qualificado

Um lead qualificado é aquele que já vem consumindo a sua marca por algum tempo.

Imagine que aquele seu lead só baixava conteúdos mais amplos, como "Como fazer a sua mudança de forma rápida" ou "Como escolher a melhor casa para você", ou seja, conteúdos mais genéricos sobre a sua marca.

Mas ai ele finalmente baixa um conteúdo mais específico, como por exemplo "Como usar o seu FGTS para comprar a sua casa".

Ele está mais interessado e para baixar esse conteúdo vai passar mais informações como nome, e-mail, telefone, e valor que ele tem no FGTS por exemplo.

Isso tornou ele um lead qualificado, alguém que esta com real interesse de comprar. Consumindo ainda mais sobre os materiais que você disponibiliza, que geralmente é trabalhado pelo marketing.

4)Oportunidade

Aqui é o momento que o seu Lead ou o Lead Qualificado é atendido, que ele levantou a mão e pediu para falar com alguém, e então quando você começa um atendimento com ele, ele se torna uma oportunidade.

Como oportunidades são os contatos que estão sendo efetivamente trabalhados pelo time de vendas, ele não precisa necessariamente ser qualificado para isso.

Exemplo: um Lead não qualificado tem um grande interesse pelo produto e pede um orçamento. Ele deve ser marcado como oportunidade.

Um outro exemplo comum é um Lead que já é cliente e quer fazer uma nova compra. Como ele vai passar novamente pelo processo de negociação, ele deve ser marcado como oportunidade novamente.

5)Cliente

Nesse momento, é quando a tua oportunidade que foi trabalhada, passou por todas as etapas do seu atendimento, e chegou no momento de compra. Comprando com você, ele passa a ser um cliente.

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