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Integração de Formulários com o LeadSync

Com o LeadSync, você conecta seu site ou página de captura (Landing Page) externa, diretamente ao Praedium CRM.

Atualizado há mais de 2 semanas

Recurso disponível no plano Alta Performance

Sempre que alguém preencher um formulário no seu site, os dados do contato chegam automaticamente no Praedium, sem precisar importar planilhas ou copiar informações manualmente.


Como funciona a integração

  1. Você instala um código de monitoramento no site ou landing page externa.

  2. Esse código reconhece os formulários de cadastro ou contato.

  3. Quando acontece a primeira conversão, o formulário aparece no Praedium CRM.

  4. Você faz o mapeamento dos campos (nome, e-mail, telefone etc.).

  5. A partir daí, todos os leads passam a ser enviados automaticamente para o CRM.

Pré-requisitos

Para que a integração com o LeadSync funcione, o formulário do seu site deve seguir estas regras:

  • O site precisa permitir a inserção de código no <head> e estar publicado com https://.

  • O formulário deve ter:​

    • Um campo de nome da pessoa.​

    • Pelo menos um campo de e-mail ou telefone.

  • O botão de envio deve:

    • Botão dentro da tag <form>: o botão precisa estar dentro da tag <form> ... </form> e ser do tipo submit. Isso garante que, ao clicar, o navegador reconheça o botão como parte do formulário e envie os dados automaticamente.

    • Botão fora da tag <form>: quando o botão estiver fora da tag <form>, ele precisa ter o atributo form=idFormulario, onde idFormulario deve ser exatamente o mesmo valor definido no atributo id da tag <form>.
      Dessa forma, mesmo posicionado fora da estrutura do formulário, o botão ainda será associado corretamente a ele e permitirá o envio dos dados.

  • Checkbox (caixinha de seleção): não pode ser obrigatório. Caso contrário, seria preciso marcar todas as caixinhas para conseguir enviar o formulário.

  • Formulários que contenham dados sensíveis (como senhas, cartões ou biometria) são ignorados automaticamente pelo LeadSync.

  • O site não pode carregar o formulário dentro de iFrames (janelas embutidas de outro site).

⚠️ Atenção: se qualquer um desses requisitos não for atendido, o LeadSync não conseguirá capturar os leads corretamente.

Como ativar o LeadSync

1. Acesse o menu de Integrações

  • Vá em Integrações > Automação de Marketing dentro do Praedium.

2. Ative o LeadSync

  • Localize a opção LeadSync e clique em Ativar.

  • Para seguir com a integração, clique em Ativar novamente.

3. Copie o código de monitoramento

  • Copie o código exibido no Passo 1.

  • Cole dentro da tag <head> das páginas onde deseja capturar leads.

4. Informe a URL do seu site

  • No Passo 2, insira o endereço completo da página (sempre começando com https://).

  • Clique em Verificar.​

  • O sistema abrirá automaticamente uma janela no navegador para validar a instalação. Essa janela fecha sozinha em até 5 segundos.

5. Confirme a validação

  • Se a URL aparecer como validada no Passo 3, clique em Salvar para finalizar a configuração.

Confira como funciona a integração.

  • Clique agora em Acessar para conferir a integração.

  • Ao acessar, você irá verificar que a sua página consta como integrada, mas ainda sem formulários. Isso porque precisa haver uma primeira conversão na página, para que a integração identifique os campos, e faça a entrada do lead.

Mapeando os campos do formulário

  • Assim que acontecer a primeira conversão, o LeadSync vai identificar o formulário.

  • Clique em Mapear Campos para associar os campos do formulário aos campos do CRM, como nome, e-mail e telefone.

  • Para o lead entrar no Praedium CRM é preciso ter ao menos um campo com nome, e-mail ou telefone. Se estes campos não estivem mapeados, o lead não entrará.

  • Você pode também renomear o formulário para facilitar a identificação dentro do CRM.

💡 Dica: faça o mapeamento apenas dos campos que realmente são importantes para o atendimento do lead.


Como os leads aparecem no Praedium

  • No histórico do contato, você verá a origem LeadSync.

  • Também será exibido qual formulário capturou aquele lead.

Isso ajuda a entender de onde os contatos estão vindo e medir a eficiência de cada página do seu site.

Boas práticas e observações

⚠️ Identificação dos formulários

  • Cada formulário deve ter um identificador único (name ou id). Se forem iguais, podem ser agrupados e causar confusão nos registros.

  • Se o formulário não tiver um identificador, ele será considerado como se fosse o mesmo formulário que os demais sem identificação, o que pode gerar erros no envio ou na diferenciação dos dados.

🔒 Campos sensíveis

Formulários que tenham campos de senha, cartões ou biometria são ignorados automaticamente pelo LeadSync, por segurança.

Campos de seleção (listas e múltipla escolha)

As opções devem ser exatamente iguais às cadastradas no Praedium, incluindo acentos, espaços e letras maiúsculas/minúsculas.

⚙️ Flexibilidade

Você pode desativar a integração a qualquer momento, seja para todos os formulários ou apenas para formulários específicos.

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